Como todos sabem, o leite e os queijos são alimentos ricos em nutrientes. O principal carboidrato presente no leite é o açúcar lactose, que ajuda na absorção de cálcio, magnésio, fósforo e vitamina D pelo nosso organismo.
Conforme explica a nutricionista Talita Tozzo, isso só acontece porque em nosso corpo existem diversas enzimas com a função de quebrar moléculas e ajudar na digestão. A lactase é a enzima responsável por quebrar a lactose em galactose e glicose. Quando nosso organismo produz menos enzima lactase do que precisa para digestão do açúcar do leite, então desenvolvemos a intolerância à lactose. O corpo fica mais sensível aos lácteos e podem surgir alguns sintomas de mal-estar.
Ao contrário do que se pensa, a lactose não é retirada do produto. De acordo com Claiton A. Bruxel - Especialista em Engenharia de Produção e Coordenador de P&D, na verdade, a enzima lactase é adicionada na receita dos queijos, compensando sua carência no organismo. Os produtos Zero Lactose ficam mais fáceis de serem digeridos e não perdem nada do sabor, consistência ou características nutricionais.
Você é daqueles que adora queijo, mas sente mal estar toda vez que come um pouco?
Então talvez você tenha intolerância à lactose. Alguns sintomas podem indicar, mas somente um nutricionista ou médico poderá dar diagnóstico correto para você!
Segundo a nutricionista Talita Tozzo, essa sensação ocorre à quem consome uma quantidade de lactose maior do que o seu corpo é capaz de digerir e absorver, favorecendo o acúmulo deste açúcar do leite no intestino e provocando fermentação por bactérias. Os sintomas variam em cada pessoa e dependendo do nível de intolerância podem apresentar: dores abdominais, inchaço e outras disfunções.
Estudos do IBGE e Data Folha apontam que 35% dos brasileiros apresentam intolerância à lactose. Importante compreender que cada pessoa possui um nível de intolerância diferente. Raquel M. C. Rodrigues no E-Book Mitos e Verdades sobre Intolerância à Lactose, esclarece que alguns notam os sintomas logo após a ingestão de pequenas quantidades de lactose, enquanto em outros casos é mais difícil de perceber a relação causa-efeito. Um bebê normalmente apresenta grande quantidade de enzima lactase no intestino para ajudá-lo na digestão do leite materno. A maioria manifesta intolerância à lactose com o avanço da idade, sendo que apenas 10% apresentam os sintomas mais graves. Por isso a melhor maneira para determinar o seu nível de intolerância à lactose é consultando um médico ou nutricionista.
Infelizmente muitas pessoas acabam se autodiagnosticando antes de realizar a consulta com especialista e evitam os produtos lácteos desnecessariamente. Conforme alerta Alessandra Rodrigues em artigo publicado no site Veja São Paulo, ao excluir a lactose da alimentação, a chance de desenvolver intolerância aumenta, pois o organismo reduzirá ainda mais a produção de enzimas responsáveis pela digestão do açúcar do leite.
Sim, os queijos Zero Lactose conservam as mesmas propriedades nutricionais e oferecem os mesmos benefícios que a versões tradicionais. O Coordenador de P&D Claiton A. Bruxel, enaltece que além do sabor e consistência, os queijos permanecem ricos em vitaminas A, B2, B6, B12 e D, cálcio, fósforo, potássio, zinco, magnésio, tiamina e muitos outros nutrientes imprescindíveis para o desenvolvimento saudável do organismo.
Mesmo consumindo produtos Zero Lactose você continua sentindo sensação de mal-estar? Então é provável que o seu caso seja a alergia à proteína do leite.
Ainda com base no estudo organizado por Raquel M. C. Rodrigues, a intolerância à lactose é uma resposta do sistema digestivo ao açúcar do leite. Já a alergia é uma reação do sistema imunológico a uma proteína do leite, conhecida como APLV. Essa alergia ocorre, pois, nosso sistema imunológico identifica a proteína do leite como um agente agressor e infelizmente os produtos Zero Lactose não vão amenizar os efeitos colaterais.
Para Édina L. Fernandes Química Industrial e Coordenadora de Qualidade Lac Lélo é importante ficar atento aos alertas nas embalagens. A inscrição "Zero Lactose" significa, que o produto é isento do açúcar do leite e por isso indicado às pessoas intolerantes à lactose. Enquanto a inscrição "Alérgicos: Contém Leite" está presente em todas as embalagens da Lac Lélo, pois os produtos são derivados de leite de vaca.
De qualquer maneira recomendamos sempre a consulta ao médico, para que ele possa apresentar um diagnóstico preciso do seu caso clínico.
Os queijos de modo geral são boas opções de consumo para pacientes diabéticos, pois conforme adverte a nutricionista Talita Tozzo, eles apresentam teor de lactose bastante reduzido em relação ao leite e são excelentes fontes de proteína. Contudo, vale a pena ficar atento se surgirem efeitos colaterais recorrentes. Tudo porque a adição da enzima lactase transforma a lactose em glicose e galactose. Em diabéticos a glicose poderá elevar o nível do açúcar do sangue mais rápido no organismo. A gente se preocupa com seu bem-estar e além de produtos espetaculares, queremos manter você bem informado. Porque tudo que faz bem a Lac Lélo tem!